Dimensoes De Cores Trab Carto

1341 palavras 6 páginas
Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Dimensões de Cores

Alunos: Adriana Zanchet
Graziely Rossi
Guilherme Mohr de Oliveira
Ludmilla da Rosa Schmidt
Curso: Engenharia Ambiental
Componente Curricular: Cartografia

Chapecó, 17 de dezembro de 2014.
Introdução

Os mapas armazenam informações, e estas são representadas por símbolos cartográficos; sendo este uso denominado de comunicação cartográfica. No processo de comunicação cartográfica, o conjunto dos símbolos cartográfico forma, o que se denomina, de linguagem cartográfica.
A comunicação ocorre quando a informação representada é entendida pelo usuário, ou seja, a realidade representada pelo cartógrafo é entendida pela realidade do usuário/leitor. Entretanto essa mutua comunicação, depende do objetivo delimitado para tal mapa; assim a primeira tarefa do cartógrafo é definir a finalidades do mapa. Após delimitar o propósito do mapa podem-se decidir quais as suas características que devem ser representadas, as quais atendem às necessidades dos usuários; além do mais se deve definir a classificação de tais informações a serem representadas, de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Sabendo-se quais as características que compõe o mapa, temos informação suficiente para definir os símbolos cartográficos, que são divididos em três aspectos: a dimensão espacial (fenômenos podem ser pontuais, lineares,de área ou volumétricos); o nível (ou escala) de medida; as variáveis visuais (variações visuais). Aqui trataremos de discutir uma das variáveis visuais, as cores e suas dimensões.

As variáveis visuais

A teoria das Variáveis visuais ou de Retina foi introduzida por Bertin em 1967, baseada nas variações percebidas pela retina que é o órgão sensível do olho humano, formando a linguagem gráfica ou no nosso caso, cartográfica. A elaboração de mapas através da representação gráfica pode ser expressa mediante a variação das duas dimensões no plano (x,y), que são as dimensões

Relacionados