Dimensionamento de um Pavimento
O dimensionamento de um pavimento consiste na determinação das camadas de reforço do subleito, da sub-base, da base e do revestimento para que elas transmitam e resistam às pressões resultantes da passagem dos veículos. Assim, esse conjunto não deve sofrer ruptura, deformações apreciáveis ou ainda, um desgaste superficial. Sabe-se que o pavimento é submetido a cargas repetitivas e que sua deformação aumenta quanto maior for essa solicitação. Além disso, os pavimentos rígidos são aqueles que têm sensível rigidez à flexão e não podem sofrer deformações sem se romper, trabalhando assim, à tração. Assim, esses pavimentos, construídos em concreto de cimento são dimensionados através da resistência à tração. Para o dimensionamento é essencial ainda alguns dados como os relativos aos CBR’s da fundação da estrada, do tráfego e da resistência do concreto utilizado.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a memória de cálculo e o projeto de dimensionamento de um pavimento de concreto.
MEMÓRIA DE CÁLCULO – DIMENSIONAMENTO
Concreto
A resistência característica do concreto à tração na flexão adotada nesse trabalho aos 28 dias corresponde ao valor usual de 4,5MPa.
Fundação
O CBR do subleito é determinado em função do número do grupo, nesse caso, igual a 2, ou seja, o CBR do subleito é igual a 5% (CBR = 3+n);
O tipo de sub-base utilizada, também segundo o número do grupo, será o Solo Melhorado com Cimento (SMC) com uma espessura h de 10 cm;
Com esses dados em mãos, foi possível determinar o coeficiente de recalque do projeto utilizando a tabela a seguir:
Tráfego
O volume no início do período de projeto é igual a:
veículos/dia
O tráfego terá uma taxa anual de crescimento igual a 3% numa relação aritmética. Assim, é possível obter o volume final de tráfego para um período de projeto de 20 anos da seguinte forma:
Assim, o volume médio de tráfego durante os 20 anos de projeto é igual a veículos.