Dimensionamento de turbina eólica de eixo horizontal
Daniel Bagatini
Luciano Machado
Roguél Dalberto
DIMENSIONAMENTO DE TURBINA EÓLICA DE EIXO HORIZONTAL
Santa Cruz do Sul, 25 de Junho de 2012
1.0 - Introdução:
Energia eólica é aquela que é gerada pelo vento, o homem vem utilizando desta energia desde a antiguidade, aplicando em embarcações e moinhos. Atualmente a energia eólica está sendo utilizada muito pouco, mas é considerada uma importante fonte de energia, pois é renovável, limpa e não agride o meio ambiente. O seu funcionamento consiste na implementação de grandes turbinas, em forma de cata-vento, em locais abertos e com bastante vento. O movimento destas turbinas gera energia elétrica através de um gerador.
Hoje em dia o mundo está vivenciando um grande problema, a questão relativa à energia. Até agora não se obteve um aproveitamento satisfatório em termos de energia renovável, visto que a maioria da energia consumida no mundo provém de energia não renovável, tanto que apenas 1% da energia gerada no mundo provém da energia eólica. Porém o potencial de exploração é grande sendo que a capacidade mundial atualmente é de 238,4 GW (Gigawatts). No Brasil, a região nordeste é a que mais se destaca no uso da energia eólica. Do litoral de Fortaleza até Recife temos vários moinhos que captam energia, a maioria para a produção de sal que se destaca no cenário latino. Este setor teve atualmente um avanço considerável no Brasil, mas o governo ainda teima em errar no quesito investimento nesta área, sendo muito baixo até então.
Este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma central eólica de captação de energia, que possui certas vantagens, como ser uma energia renovável, não emitir gases poluentes, possuir instalações móveis e seu recurso ser autônomo. Há também certas desvantagens que devem ser impostas para melhor conhecimento do assunto, como um alto ruído produzido quando o vento bate nas pás, nem sempre há vento suficiente para produzir a energia suficiente a ser