DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIO
O MÉTODO DO DIAGRAMA TRIANGULAR DE REGULARIZAÇÃO (DTR)
O DRT, além de instrumento para dimensionamento hidrológico, pode ser usado para entender as trocas regularização1 x evaporação2 x sangria3 que ocorrem no processo de estocagem de águas superficiais.
O método aborda o comportamento de um reservatório isolado alimentado por deflúvios anuais serialmente independentes. Para avaliar a operação do reservatório, foi utilizada a regra do modelo mutuamente exclusivo que considera o ano dividido em duas estações: a úmida e a seca. Na estação úmida ocorrem todas as entradas de água no sistema e saídas só ocorrem por sangria no vertedouro; na estação seca ocorrem retiradas para fins utilitários e as perdas por evaporação.
Admitiu-se também que:
Durante a estação úmida as perdas por evaporação oriundas do espelho d’água seriam compensadas pela precipitação pluvial sobre a bacia hidráulica.
A retirada e a evaporação forma consideras constantes ao longo dos anos.
O volume regularizado foi calculado para o caso de uma garantia anual de 90%.
DEFINIÇÕES BÁSICAS
Conceituação e simbologia dos principais parâmetros e variáveis usadas no desenvolvimento metodológico.
Volume afluente médio anual () – representa o volume médio que anualmente escoa para o reservatório.
Volume anual regularizado (MX) – volume programado para retirada anualmente do reservatório sempre que houver disponibilidade. Esse volume está associado a uma garantia. MX – significa que o volume anula regularizado tem X % de garantia anual, ou seja, existe disponibilidade para retirada desse volume em X % dos anos.
Nível de garantia anual (Ga) – representa a probabilidade do reservatório prover sem restrições, em um ano qualquer, o volume regularizado M.
Probabilidade de falha anual (Fa) – representa a probabilidade do reservatório não dispor de um volume suficiente para atender à demanda Mais as perdas por evaporação a partir do lago. Esse valor