Dimensionamento de frota
1.1 Contexto Histórico da Soja
A soja é uma das mais importantes culturas na economia mundial. Sua utilização vai desde a produção de óleo vegetal, rações para alimentação animal, alimentos e indústria química. Atualmente, também vem sendo utilizada como como fonte alternativa de biocombustível (COSTA NETO & ROSSI, 2000). Sua origem e domesticação se dá no Nordeste da Ásia (China e regiões adjacentes) e sua expansão acompanhou a expansão marítima, através das navegações.
O primeiro relato do surgimento de soja no Brasil é de 1882, no estado da Bahia (BLACK, 2000). Após isto, ela foi levada por imigrantes japoneses até São Paulo, e somente em 1914, foi introduzida no estado do Rio Grande do Sul, sendo este por fim, o lugar onde as variedades trazidas dos Estados Unidos, melhor se adaptaram às condições climáticas, principalmente em relação ao fotoperíodo (BONETTI, 1981).
Programas de melhoramento de soja no Brasil possibilitaram o avanço da cultura para diversas regiões, incluindo aquelas que possuem baixas latitudes, devido ao melhoramento genético de espécies a fim de desenvolver cultivares mais adaptados por meio da inclusão de genes que retardaram o florescimento mesmo em condições de fotoperíodo indutor, conferindo a característica de período juvenil longo (KIIHL & GARCIA, 1989). Dessa forma, foi possível que o Mato Grosso se tornasse o maior produtor brasileiro de soja.
1.2 Plantio da Soja
A soja é uma planta sensível ao comprimento do dia, sendo necessário escolher de maneira correta a época de plantio, a fim de não afetar sua produtividade. Planejar o plantio é de fundamental importância ao sucesso da lavoura. Embora a época de plantio varie conforme cada região do país devido às condições de clima e chuva, a orientação é que se programe, desde a entressafra, o plantio da lavoura. Apesar de se ter o conhecimento acerca da importância do plantio correto, grande parte das lavouras de soja não conseguem realizar o plantio no período