Dimensionamento de cabos
É importante fazer o dimensionamento dos condutores, pois no projeto da instalação elétrica é sempre bom ter cautela e paciência no que fazemos, pois podemos evitar erros que possam comprometer toda a instalação, como na capacidade de corrente dos fios ou na necessidade da residência ou industria e assim proporcionando um melhor rendimento de potencia eletrica.
INTRODUÇÃO
Um condutor pode ser um fio único, ou ser formado por um agrupamento de fios mais finos, o que dá uma flexibilidade ao cabo. È mais comum a designação fio rígido ou fio flexível. O material do condutor é quase sempre o cobre. É o metal que apresenta melhor compromisso entre condutividade elétrica e custo. Em alguns casos, como linha de transmissão é usado a alumínio.
A capacidade de condução de corrente de um cabo depende basicamente da bitola( diâmetro) do condutor. Entretanto, isso não deve ser o único critério de dimensionamento.
Ex: uma carga é alimentada por um cabo de comprimento 10 m. se for deslocada e o cabo agora tem 100 m, poderá ser necessária uma bitola maior para manter a queda de tensão dentro do tolerável. Isso veremos nas próximas paginas deste trabalho.
DIMESIONAMENTO DE CABO
Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons que por ele circula (corrente elétrica). Além disso, toda vez que circula corrente, o condutor se aquece, devido ao "atrito" dos elétrons em seu interior.
No entanto, há um limite máximo de aquecimento suportado pelo fio ou cabo, acima do qual ele começa a se deteriorar. Nessas condições, os materiais isolantes se derretem, expondo o condutor de cobre, podendo provocar choques e causar incêndios. Para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, devem ser instalados disjuntores ou fusíveis nos quadros de luz. Esses dispositivos funcionam como uma espécie de "guarda-costas" dos cabos, desligando automaticamente a