dimensionamento de bueiros
CONSTRUÇÃO CIVIL II
Julceano Leno Zomer
Professor: Rafael Felipe Jansen
Data: 27/11/2013
ADITIVOS
Introdução
O concreto é o segundo bem de consumo mais utilizado pelo homem, com um consumo anual de 6 bilhões de toneladas somente perdendo para a água.
Para adequar a utilização do concreto às mais diversas necessidade da sociedade, houve a necessidade de se alterar algumas características do concreto.
Assim os aditivos, que não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, hoje são figuras de fundamental importância para sua composição. Há quem diga que eles são o quarto elemento da família composta por cimento, água e agregados e que sua utilização é diretamente proporcional à necessidade de se obter concretos com características especiais.
Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
1.0 ADITIVOS PARA CONCRETO, ARGAMASSA E CIMENTO
Existem vários tipos de aditivos para construção civil, sendo as melhores soluções adequadas para as necessidades, para que obras ganhem em produtividade, qualidade, durabilidade, eficiência, segurança e impermeabilização.
1.1 PLASTIFICANTES. Os aditivos plastificantes são desenvolvidos para todos os tipos de cimentos e agregados do Brasil. Propiciam a melhor solução para suas necessidades, apresentando uma redução de água de 6% a 12%. Facilitam o acabamento superficial do concreto, gerando argamassa onde mais se necessita.
1.1.1 VANTAGENS.
* Redução de água de amassamento;
* Melhoria de trabalhabilidade;
* Aumento da resistência inicial e final;
* Melhor aspecto;
* Melhor permeabilidade;
* Melhor durabilidade;
1.2 POLIFUNCIONAIS. Os aditivos polifuncionais possuem dispersantes em sua composição