Dimensionamento Da Supereleva O Da Via Permanente
1655 palavras
7 páginas
Dimensionamento da Superelevação da Via PermanenteDá-se o nome de superelevação em um ponto da curva ao valor da tangente do ângulo formado pela reta de maior declive da seção com o plano horizontal. Nas ferrovias a superelevação consiste em elevar o nível do trilho externo em uma curva com o objetivo de reduzir o desconforto gerado pela mudança de direção e diminuir o desgaste no contato metal-metal e o risco de tombamento devido à força centrífuga que aparece nas rodas.
As ferrovias têm exigências mais severas quanto às características das curvas que as rodovias. A questão da aderência nas rampas, a solidariedade rodas-eixo e o paralelismo dos eixos de mesmo truque impões a necessidade de raios mínimos maiores que os das rodovias. O raio mínimo para uma via férrea é estabelecido por norma(R> = 180 m) e deve permitir a inscrição da base rígida dos truques dos carros locomotivas, além de limitar o escorregamento entre roda e trilho.
Esquema de como varia a superelevação ao longo de uma curva- Figura retirada da Apostila do Curso de Geometria de Linha ministrado pelo Prof. Paulo Magalhães.
Determinação da Superelevação de Equilíbrio (Teórica)
Conforme citado anteriormente a superelevação em curvas é inserida com objetivo de anularmos os efeitos da força centrifuga em curva, “para a determinação desse valor pleno o qual anularia totalmente a força centrífuga temos de forçar a igualdade entre a componente da força centrífuga que atua no sentido externo da curva e a componente do peso no sentido interno. Os dois componentes atuam segundo o plano inclinado de ângulo alfa definido pela inclinação da grade no estabelecimento da superelevação” conforme citado por Magalhães, Paulo em Curso sobre Geometria de linha.
Em uma via ferroviária percorrendo uma trajetória circular num plano horizontal, a força centrífuga deslocará o veículo no sentido do trilho externo, provocando um forte atrito através dos frisos das rodas. Dependendo da intensidade dessa força