dilatação
Nota:
Disciplina: Hidrostática e calorimetria
Professor: Jean
EXERCÍCIO (0.5 pt)
Aluno (a):
1) Coloca-se água quente num copo de vidro comum e em outro de vidro pirex. O vidro comum trinca com maior facilidade que o vidro pirex por que:
a) O calor específico do pirex é menor que o do vidro comum.
b) A variação de temperatura no vidro comum é maior.
c) O coeficiente de dilatação do vidro comum é maior que o do vidro pirex.
d) O coeficiente de dilatação do vidro comum é menor que o do vidro pirex
2) Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos ?
3) Responda os itens abaixo:
Escreva a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação linear de um sólido. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta expressão.
Escreva a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação superficial de um corpo. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta expressão.
Escreva a expressão matemática que nos permite calcular a dilatação volumétrica de um corpo. Explique o significado de cada um dos símbolos que aparecem nesta expressão.
4) Um fio metálico tem comprimento de 100m, a 0ºC. Sabendo que este fio é constituído por um material com coeficiente de dilatação térmica linear 17 x 10-6 ºC-1, determine:
a) A variação no comprimento do fio quando este é aquecido até 10ºC.
b) O comprimento final do fio na temperatura de 10ºC.
5) A dilatação térmica dos sólidos é um fenômeno importante em diversas aplicações de engenharia, como construções de pontes, prédios e estradas de ferro. Caso os trilhos do trem sejam de aço, cujo coeficiente de dilatação é α= 11 x 10-6 ºC-1. Se a 10°C o comprimento de um trilho é de 30m, de quanto aumentaria o seu comprimento se a temperatura aumentasse para 40°C?
6) O que acontece com o diâmetro do orifício de uma coroa de alumínio quando esta é aquecida?
7) Os componentes de uma lâmina bimetálica são o aço e o