Dilatação térmica
Dilatação Térmica Relatório
Disciplina: Física Experimental II Turma: TC Professor: Salmen Saleme Gidrão
ALUNOS:
RENATO H. BORGES RIBEIRO – ENG. MECÂNICA
RONALDO POSTIGO – ENG. MECÂNICA
VITOR HUGO VIZEL – ENG. QUÍMICA
TAUÉLY G. OLIVEIRA MATOS – ENG QUÍMICA
BARRETOS
2013
Dilatação Térmica
Objetivo: Determinar o coeficiente de dilatação térmica linear do material e, pela tabela, identificá-lo.
Introdução Teórica:
Em termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as mesmas.
A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menos explícita nos sólidos.
Dilatação Linear
Aplica-se apenas para os corpos em estado sólido, e consiste na variação considerável de apenas uma dimensão. Como, por exemplo, em barras, cabos e fios.
Ao considerarmos uma barra homogênea, por exemplo, de comprimento a uma temperatura inicial . Quando esta temperatura é aumentada até uma (>), observa-se que esta barra passa a ter um comprimento (>).
Com isso é possível concluir que a dilatação linear ocorre de maneira proporcional à variação de temperatura e ao comprimento inicial . Mas ao serem analisadas barras de dimensões iguais, mas feitas de um material diferente, sua variação de comprimento seria diferente, isto porque a dilatação também leva em consideração as propriedades do material com que o objeto é feito, este é a constante de proporcionalidade da expressão, chamada de coeficiente de dilatação linear (α).
Assim podemos expressar:
Procedimento Experimental:
Para este experimento foram utilizados, basicamente:
* Aquecedor * Haste