Dilatação térmica dos líquidos
João Victor Fernandes Dantas
Trabalho de Física
Serra
2014
"Dom João Batista da Motta e Albuquerque"
João Victor Fernandes Dantas
Trabalho de Física
Trabalho sobre Dilatação térmica dos líquidos sobre o desmatamento das florestas e sobre as medidas que poderiam ser adotadas para acelerar a transferência de energia ou seja calor de um corpo maior de temperatura para um menor.
Disciplina: Física
Professora:
Serra
2014
Introdução
Muito se tem discutido, recentemente, acerca do desmatamento de florestas imagine a destruição dos 7 584 421 km2 da Amazônia. De cara, teríamos uma diminuição de 30% da biodiversidade mundial. Morreriam 40 mil espécies de plantas, das quais 30 mil são endêmicas, ou seja, não existem em outro lugar do mundo.
Falta terminar
Dilatação térmica dos líquidos
Os líquidos não apresentam forma própria, no entanto, eles se comportam termicamente como os sólidos, assim sendo, eles obedecem a uma lei idêntica à lei da dilatação linear. Contudo, para a dilatação dos líquidos considera-se apenas a dilatação térmica volumétrica.
Imagine um cubo à temperatura inicial ti e volume inicial Vi. Após aquecê-lo, o cubo passa a ter nova temperatura e novas dimensões, tf e Vf, veja:
É possível mostrar que a variação do volume é proporcional à variação da temperatura sofrida pelo cubo, matematicamente temos: ΔV = ViγΔt, onde γ é o coeficiente de dilatação volumétrica e equivale a três vezes o valor do coeficiente de dilatação linear (α), ou seja, γ = 3α. Contudo, como os líquidos são estudados dentro de recipientes sólidos, a medida desse coeficiente é determinada de forma indireta. Para determiná-la podemos fazer da seguinte forma:
O sólido descrito abaixo está completamente cheio de água a uma temperatura inicial (ti) e possui volume inicial Vi igual à