Dilatação térmica dos líquidos
Grazielle Lao
Luiz Ricardo Rauch
Maria Eugênia Meyer Levy
Sérgio Luiz Mainardes do Valle
DILATAÇÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS
PONTA GROSSA – PR
25/08/2014
Grazielle Lao
Luiz Ricardo Rauch
Maria Eugênia Meyer Levy
Sérgio Luiz Mainardes do Valle
DILATAÇÃO TÉRMICA DOS LÍQUIDOS
Relatório referente ao experimento Dilatação Térmica dos Líquidos, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Física Experimental I, do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrada pelo Prof. Dr. Alcione Roberto Jurelo.
PONTA GROSSA – PR
25/08/2014
Introdução
A matéria apresenta-se no estado sólido ou no estado fluido – este abrangendo os estados líquido e gasoso. Nos fluidos as moléculas trocam de posição tomando a forma do recipiente. Os líquidos possuem uma interação intermolecular forte resultando na característica de tomar a forma do recipiente, porém, restringindo-se a um volume finito.
Os líquidos não apresentam forma própria, no entanto, eles se comportam termicamente como os sólidos, assim sendo, eles obedecem a uma lei idêntica à lei da dilatação linear. Contudo, para a dilatação dos líquidos considera-se apenas a dilatação térmica volumétrica. No presente experimento, observamos a dilatação térmica aparente do álcool e posteriormente calculamos o coeficiente de dilatação térmica deste líquido.
Teoria
Quando se aquece um corpo, aumenta-se sua energia térmica, aumentando o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando um corpo é aquecido, mas também quando é resfriado. A dilatação térmica pode,