Dignidade Da Pessoa Humana
O presente trabalho tem como finalidade descrever os problemas recorrentes no sistema carcerário brasileiro, os relacionando com a forma desumana a qual se submetem os reclusos.
O sistema atual adotado pelo Brasil para a recuperação dos reclusos ainda é muito fraco, uma vez que os mesmos vivem em condições desumanas sem a oportunidade de se recuperar, o que deveria ser a real finalidade da reclusão.
Dentre vários casos de violação dos direitos humanos ocorridos em diversas prisões no Brasil, atualmente muitas se destacam pela forma violenta e barbara em que os presos são agredidos, torturados e mortos.
A falta de segurança jurídica e a impunidade por parte do Estado só faz aumentar a violência dentro dos presídios, impulsionando atitudes que ferem o conceito de dignidade da pessoa humana.
As superlotações em cadeias brasileiras não é particularidade de uma região do país, esta acontece por toda parte e faz com que a situação nos presídios fique ainda pior.
A região nordeste do Brasil é a que ultimamente mais tem estampado os jornais e revistas no país. A inércia do Estado a falta de recurso e o desinteresse dos órgãos públicos por essa região faz com que essa situação se agrave, pois sem uma fiscalização constante, projetos que permitam que o recluso se prepare para ingressar novamente à sociedade e tenha uma visão diferente do que tinham tido ate o momento, não existe, fazendo com que assim os reclusos quando forem soltos cometam novamente os mesmos crimes ou ate mesmo crimes com maior gravidade.
Dentro dessas instituições os direitos humanos simplesmente desaparecem, e surge por parte dos reclusos somente um extinto de sobrevivência, já que não tem seus direitos resguardados muitos se sentem estimulados a infringir o dos demais. A situação se torna cada vez mais caótica, e o despreparo de alguns agentes penitenciários e policias só agravam a situação quando muitos reclusos veem o resto de sua