digital
Introdução
As portas lógicas representam hoje em dia um marco no mundo da electronica, uma vez que estas deram vida a uma parte da electronica chamada Electrónica digital.
A electrónica digital é basicamente formada por circuitos com base de funcionamento as portas lógicas, estas que as podemos encontrar numa forma integrada que é a usual e que a chamamos de circuito integrado.
Podendo também referir a diversidade de portas lógicas estas que são basicamente tratadas usando as equações de Boole, de modo a poder resolver problemas relacionados com portas lógicas.
Funções lógicas
As funções lógicas derivam dos postulados da álgebra de Boole, sendo as variáveis e expressões envolvidas denominadas de booleanas. Nas funções lógicas, temos apenas dois estados distintos: o estado 0 (zero) e o estado 1 (um).
O estado 0 representará, por exemplo: portão fechado, aparelho desligado, ausência de tensão, chave aberta, não, etc. O estado 1 representará, então: portão aberto, aparelho ligado, presença de tensão, chave fechada, sim, etc.
As funções lógicas se dividem em dois grupos:
Funções lógicas básicas (1° grupo):
Função “E” ou “AND”
Função “OU” ou “OR”
Função “NÃO” ou “INVERSORA” ou “NOT” ou “INVERTER”
Funções lógicas derivadas (2° grupo):
Função “NÃO E” ou “NAND”
Função “NÃO OU” ou “NOR”
Função “OU EXCLUSIVO” ou “EXCLUSIVE OR” ou “XOR”
Função “NÃO OU EXCLUSIVO” ou “EXCLUSIVE NOR” ou “XNOR”
Variáveis lógicas
As variáveis lógicas são todas as variáveis envolvidas em um circuito digital, podem ser de dois tipos: de entrada e de saída.
Variável lógica de entrada
É uma variável que pode assumir apenas dois valores e pode ser proveniente de uma chave, sensores etc. São injetadas no circuito para serem processadas. São representadas por letras maiúsculas.
Variável lógica de saída
Também pode assumir apenas dois valores lógicos. É resultado das variáveis de entrada