Diga não ao abuso e exploração infantil
Importância de falar sobre o abuso
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma prática que infelizmente acontece em todo o Brasil, independente do nível socioeconômico.
Para que seja possível ajudar seu filho, parente, amigos, ou qualquer pessoa próxima, é importante saber como agir e que atitudes tomar.
Abuso Sexual
A definição do abuso não exige exatamente a concretização de uma relação sexual completa, mas também qualquer espécie de interação sexual, que pode incluir toques e carícias, ou até mesmo situações em que não haja contato físico, quando são forçados a assistirem atos sexuais ou obrigados a se despirem.
Perfil do “abusador”
O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio: parente, amigo próximo da família,etc. Essa violência pode se manifestar muitas vezes dentro do próprio ambiente doméstico. Fiquem atentos!
As crianças sofrem ameaças para que não revelem o “segredo”, seguidas de chantagens, como: presentes, carinhos, recompensas, dificultando ainda mais a descoberta do crime.
É comum nas crianças e adolescentes vítimas de abuso, os sentimentos de medo, raiva e vergonha em relação ao abusador.
Conseqüências do abuso na vida de uma criança
No abuso sexual, a criança ao ser usada, é despertada para o sexo de maneira deturpada, ficando com marcas psicológicas para o resto da vida.
As crianças que sofrem qualquer tipo de violência, seja abuso sexual ou não, terão conseqüências em várias áreas de seu desenvolvimento, acarretando alterações de comportamento na escola, na família e na comunidade.
Conseqüências a curto prazo do abuso infantil
- Físicas: pesadelos e problemas com o sono, mudanças de hábitos alimentares, perda do controle de esfíncteres.
- Comportamentais: Consumo de drogas e álcool, condutas suicidas ou de auto-flagelo, hiperatividade, diminuição do