Difículdades de aprendizagem
Cada aluno aprende de uma forma diferente, alguns possuem maiores facilidades, enquanto outros precisam de certo acompanhamento. Estes necessitam de um trabalho especifico, caso contrario, podem ficar a vida toda inteira brincando de aprender. Há três tipos de alunos: 1º os que sabem ler e escrever, mas tem dificuldades com a ortografia; 2º os que leem com a ajuda dos outros, ou seja, que sabem um pouco só de como se faz para ler e para escrever, e apresentam leituras e escritas certas e erradas; 3º os que não sabem ler nem escrever, alunos que não entendem as relações existentes entre a fala e a escrita. O professor precisa conhecer tudo o que é necessário para saber ler, conhecimentos linguísticos dos sistemas de escritas. As dificuldades são facilmente identificáveis pelos professores alfabetizadores, que podem ver em seus alunos as dificuldades de aprendizagem, porém as escolas precisam ensinar, ela possuí as explicações convincentes e deve fazer uso dos conhecimentos.
PARA OS QUE SABEM LER
Em relação aos 1º alunos – os quem sabem, mas que tem dificuldades na ortografia, os professores devem explicar que a nossa escrita não é uma transcrição fonética e que as palavras tem uma sequencia de letras predeterminadas. Depois de ter feito um texto o aluno precisa rever o texto, estudar a ortografia, fazer um levantamento de possíveis duvidas de se escreveram as palavras corretamente.
É de suma importância ter o hábito de ler do uso do dicionário, irá melhorar nas escritas desses alunos, ler muito e sempre, e produzir textos espontâneos são atividades que irão melhorar a escrita e leitura.
SABER UM POUCO NÃO É SUFICIENTE
Os alunos do 2° grupo mostram conhecer algumas coisas necessárias para se ler, mas demonstram também que não sabem algumas outras noções básicas.
Esses alunos conseguem escrever palavras que já memorizaram e decoraram pois já viram em algum lugar. As palavras devem ser escritas