difusao atomica
A difusão atômica pode ser definida como um mecanismo pelo qual a matéria é transportada através da matéria. Os átomos em gases, líquidos e sólidos estão em constante movimento. O movimento atômico dos gases e relativamente mais rápido. O movimento atômico em líquidos é, em geral, mais lento que em gases, como pode ser observado durante o movimento de um corante em agua. O movimento atômico em sólidos é bastante restrito, já que as forças de ligação atômicas são elevadas e também devido a existência de posições de equilíbrio bem definidas. Entretanto, vibrações atômicas de origem térmica existentes em sólidos, permite movimentos atômicos limitados. A difusão atômica em metais e ligas e, particularmente, importante, pois a maioria das reações de estado solido, que são fundamentais em metalurgia, envolve movimentos atômicos. Exemplos de reações de estado solido são obtidos na nucleação e crescimento de novas fases em sólidos cristalinos no tratamento térmico de aços, na produção de circuitos eletrônicos, etc.
2. MECANISMOS DO MOVIMENTO ATOMICO
Os átomos apenas estão em repouso absoluto quanto a temperatura apenas é igual a zero absoluto (-273ºC). Acima desta temperatura os átomos começam a vibrar e saem de suas posições originais. A medida que a temperatura aumenta, esse movimento atômico torna-se mais intenso. Existem dois mecanismos básicos de difusão de átomos em um solido cristalino, a saber: mecanismo substitucional ou de vazios e mecanismo intersticial. Além desse dois, o movimento atômico pode-se dar através do mecanismo de anel que é de ocorrência mais difícil.
2.a. MECANISMO SUBSTITUCIONAL OU DE VAZIOS
Os átomos podem mover-se no interior de um cristal de uma posição atômica para outra se os mesmos apresentarem energia de vibração suficiente e se existem posições atômicas vazias ou defeitos cristalinos na estrutura atômica. Esta energia de vibração é resultante da energia térmica dos átomos. Os vazios ou vacâncias em metais e ligas são