Difteria
É uma doença causada por uma bactéria chamada corymeba cterium diphteríase, é altamente contagiosa. A difteria já foi muito comum, mas vem sendo erradicada em todo o mundo com os programas de vacinação infantil. A doença pode ser mortal se suas toxinas forem liberadas no sangue, pois provoca a morte celular do fígado, rins, glândulas adrenais, coração e nervos, fazendo com que estes se tornem insuficientes e ainda paralisem. Quando contagia menores de 15 anos pode matar em cerca de 20% dos casos, também ocorre em adultos mas suas maior manifestação ocorre em crianças. Gotículas de saliva liberadas no ar, contato cutâneo com a infecção ou com objetos contaminados pelas secreções do portador permitem a contaminação de outros indivíduos.
SINTOMAS
Tem um período de incubação de 1 a 4 dias. Os sintomas incluem: fadiga, febre, garganta dolorida e dificuldade para engolir. Crianças infectadas tem como sintomas: náusea, vômito, calafrio e febre alta, algumas não apresentam sintomas até que a infecção esteja em estado avançado.
Alguns pacientes podem desenvolver pressão baixa.
TRATAMENTO
É feito com medicamentos antitoxina e bactericida como penicilina e eritromicina. É importante não fazer esforços físicos, pois a recuperação é bastante lenta.
PREVENÇÃO
Ocorre através da vacina tríplice dada em bebês a partir do segundo mês de vida. São três doses intramuscular com intervalo de um mês em crianças de dois meses a seis anos de idade como vacinação de base.
Para maiores de seis anos aplica=se a vacina DT a partir dos 7 anos de idade.
TÉTANO É uma doença infecciosa e não contagiosa, causada pela toxina da clostridium tetani, uma bactéria gram-positiva e anaeróbica, que penetra no organismo RA LESÕES DA PELE, tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho e provoca espasmos nos músculos voluntários, principalmente os do pescoço, sendo que os músculos respiratórios podem ser atingidos causando a morte por asfixia.
A bactéria é encontrada nas fezes de animais