Dificuldades no acesso ao trabalho
Portugal é um dos países com maiores desigualdades sociais e é um dos países com maiores desigualdades na distribuição de rendimentos pelos cidadãos
O nosso país confronta-se com o desafio de combate á pobreza e à exclusão, que hoje atinge um grande número de famílias portuguesas, devido á crise que Portugal atravessa. Esta não parece estar para acabar e de dia para dia, são cada vez mais as famílias que ficam sem nada; algumas, nem dinheiro têm para comer e para dar comer aos filhos.
Dificuldades no acesso ao trabalho por parte das pessoas portadoras de deficiências
Infelizmente, hoje em dia, ainda há quem discrimine estas pessoas; um exemplo disso é um senhor de 25 anos bi-amputado (sem os dois membros inferiores), que se desloca numa cadeira de rodas e trabalha na gestão de uma empresa.
Antes de ter este emprego, tentou entrar em várias pequenas e médias empresas (PME’s), mas quando falava da sua deficiência, eram-lhe impostas barreiras que impediam a sua contratação.
Em todas situações, acabava por não ser contratado devido às empresas não estarem devidamente preparadas com as barreiras arquitectónicas (ex.: rampas, elevadores, WC apropriados etc…).
Por tudo isto e por acontecer com muitas pessoas, as empresas que são construídas nos dias de hoje já devem estar preparadas para este tipo de situações, e são cada vez mais as alterações que se fazem em empresas já existentes para o caso de ocorrer uma situação inesperada.
Segundo um estudo feito no ano de 2008, 69% das PME’s não aceitavam pessoas com deficiências para ocupar as vagas de emprego, pois, segundo eles, “a deficiência é vista como um obstáculo à contratação”.
Apenas 31% das PME’s usadas para o estudo tinha colaboradores com deficiência, em maioria, eram pessoas com deficiência motora.
Dificuldades no acesso ao trabalho por parte de ex-reclusos ou detidos
Tal como tem havido