Dificuldades na Aprendizagem
Patricia Maristela Freitas Garcia
Professora: Viviane Wegner Garcia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD 0217) – Estágio II
03/06/2015
RESUMO
Ao realizar este estágio II com alunos de 6º ano da Educação de Jovens e Adultos- EJA, meu interesse era de como ensinar a matemática de forma simples e diferente. Através da observação e da entrevista feita ao professor regente, notei que há pouca motivação para que os alunos se interessem nas aulas, que o importante é ter conhecimento, mas sem interesse de como transmitir usando recurso.
Palavras-chave: Dificuldades. Motivação. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O ensino-aprendizagem dos educandos com novas alternativas. A matemática é para muitos educandos uma disciplina muito difícil, e inserir formas de ensiná-la ajuda o aluno a desenvolver o ensino-aprendizagem de maneira prática, não fugindo do foco principal que conhecer e aprender o conteúdo.
Ensinar matemática exige mudanças de atitude do educador, ou seja, uma uniformização entre teoria e prática. Pois a metodologia tradicional não acompanha o desenvolvimento tecnológico da sociedade.
Quais são as dificuldades encontradas tanto por parte dos professores em ensinar quanto por parte dos educandos em aprender. Para isso devemos explorar situações que envolvam o nosso cotidiano dos educandos.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A matemática está em toda parte na produção de novos conhecimentos, para isso não pode se limitar em uma simples memorização de regras, técnicas.
Para Freire, (1996, p. 52) “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou sua construção.”
“O ambiente, por mais rico e construtivo que seja, por si só, não é suficiente para promover contextos propícios à exploração e construção do conhecimento, no contexto tecnológico. A mediação do professor desempenha um papel determinante, à medida que, ao trabalhar com a tecnologia,