Dificuldades na aprendizagem escolar
COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
O fracasso escolar é proveniente de uma resposta negativa do aluno às propostas trazidas pela escola. Existem três perspectivas pelas quais podemos analisar a questão do fracasso escolar e as dificuldades no aprendizado que são: a da sociedade, a da escola e a do aluno.
Pela perspectiva da sociedade, que engloba as questões culturais, econômicas e políticas. Através do diagnóstico psicopedagógico, é de extrema relevância as condições que dada sociedade proporciona aos seus representantes e às suas respectivas classes.
A questão de haver alta rotatividade de corpo docente também é um agravante que implica diretamente na aprendizagem dos alunos que se encontram principalmente em escolas que atendem às classes menos favorecidas.
Pela perspectiva da escola, que está diretamente ligada ao sistema socioeconômico, o sistema de ensino público ou privado sempre reflete a sociedade em que está inserido, logo, o que é assimilado pelos alunos em relação a conhecimento, é em grande parte correspondente ao modo como tal foi repassado que por sua vez dependerá das condições sociais que ditam a qualidade do ensino.
Escolas desestruturadas, falta de material, corpo docente desmotivado, são fatores importantes na contribuição da não aprendizagem; atingindo aqueles que ensinam e consequentemente aqueles que estão ali no papel de aprendentes.
As instituições de ensino devem sempre ser organizadas de modo a não deixarem transparecer seus conflitos internos principalmente que não se reflitam em sala de aula, pois o aluno nunca deve ser afetado por qualquer tipo de problema institucional.
A perspectiva do aluno, pode-se perceber que a causalidade da problemática em questão se dava por histórias pessoais e familiares, e na visão das escolas, essa seria a causa da maioria dos casos de fracasso escolar. O que não podemos deixar passar, é que as três perspectivas estão interligadas, e que o que impede