Dificuldades mpe
2004, foram criados cerca de 924.117 estabelecimento, nos quais 99% eram MPE. Sendo que destas, 56% é no setor de comercio e 30 % no de serviços.
O processo de terceirização de algumas atividades secundárias das grandes indústrias, visando redução dos custos e encargos com funcionários, fez com que aumentasse o número de MPE prestadoras de serviços. Sendo que estas empresas são as que mais geram renda e empregos, contribuindo para o aumento do PIB e alavancando a economia.
Conforme o relatório “Fatores Condicionantes e Taxas de Sobrevivência e
Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil” realizado pelo Sebrae no ano de
2007, com dados de 2000 a 2005, nos estabelecimentos com até 2 anos de existência a taxa de mortalidade empresarial foi de 49,4% no primeiro triênio (2000-2002) tendo reduzido para
22,0 % entre 2003-2005.
Essa taxa de mortalidade precoce das MPE é um assunto cada vez mais discutido e pesquisado por centros de estudos e serviços como o Sebrae, FGV, entre outras instituições que avaliam diversas variáveis e a evolução das MPE em determinados períodos.Pois muitas destas empresas entram em falência devido à diversos fatores como as falhas gerenciais, fatores econômicos, despesas excessivas , falta de conhecimento de mercado, entre outras.
E assim, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar os fatores que causam a mortalidade das MPE´s nos primeiros anos de existência e algumas formas de