Dificuldades de pessoas com deficiencias
Quando perguntamos a uma pessoa qual deficiência gostaria de ter, ouvimos deficiência visual na maioria das vezes. Isso se explica porque, nos dias de hoje, encontramos mais adaptações para esse tipo de deficiência, entre eles o braile, que ajuda na leitura, os aparelhos eletrônicos adaptados, como computador, por exemplo, entre outros. Mas existe uma coisa que não é analisada, a dificuldade encontrada por uma pessoa com deficiência adquirida, por exemplo, que terá praticamente que reaprender a viver, pois muda totalmente a vida da pessoa e, mesmo tendo vários recursos, é muito difícil pra uma pessoa com deficiência visual adquirida reaprender tudo o que já sabia de uma maneira diferente, e é para tentar abordar aspectos desta questão que este trabalho foi feito.
Veremos que uma pessoa com deficiência visual encontra várias barreiras, mas havendo persistência e determinação, tudo isso pode ser enfrentado. Como diz Borges (1996)
[...] uma pessoa cega pode ter algumas limitações, as quais poderão trazer obstáculos ao seu aproveitamento produtivo na sociedade, mas grande parte destas limitações pode ser eliminada através de duas ações: uma educação adaptada à realidade destes sujeitos e o uso da tecnologia para diminuir as barreiras (BORGES, 1996, p.04).
É de grande importância que a sociedade esteja preparada para receber pessoas cujas necessidades, muitas vezes, diferenciam-se daquelas estabelecidas por um padrão, pois a sociedade só é completa quando todas as pessoas estão inseridas nela. Conforme Conforto & Santarosa (2002)
A construção de uma sociedade de plena participação e igualdade tem como um de seus princípios a interação efetiva de todos os cidadãos. Nesta perspectiva é fundamental a construção de políticas de inclusão para o reconhecimento da diferença e para desencadear uma revolução conceitual que conceba uma sociedade em que todos devem participar, com direito de igualdade e de acordo com suas especificidades (CONFORTO