Dificuldades De Aprendizagem
A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.
É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há algum tempo.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia.
A dislexia é um transtorno de origem neurológica que dificulta a aquisição da leitura, e conseqüentemente da escrita, trazendo prejuízos para o desempenho escolar, social, profissional e afetivo do sujeito disléxico, quando identificada e tratada desde cedo, é possível dar condições ao disléxico de criar estratégias para lidar com esta dificuldade, superando alguns obstáculos e minimizando suas conseqüências. Vygotsky tinha uma visão muito clara referente a essas dificuldades, para ele, o desenvolvimento consiste num processo de aprendizagem através do uso das ferramentas intelectuais e interação social. Uma dessas ferramentas é a linguagem. Para Vygotsky a inserção num contexto cultural e interação na sociedade e realização de práticas sociais, o sujeito incorpora ativamente as formas de comportamento.
Portanto, todos os processos de desenvolvimento do indivíduo humano, são, segundo Vygotsky, sempre definidos pela cultura.
Sendo assim, podemos garantir a todos os indivíduos com tal problema, condições de vida, atendimento ás necessidades com políticas sérias. Nós acreditamos na possibilidade de construção e reconstrução do homem.
Em resumo:
Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente...