dificuldades de aprendizagem
Lesão cerebral
As lesões cerebrais podem ser causadas por traumas cranianos, hemorragias cerebrais, tumores, febres altas, exposição a produtos químicos, doenças, desnutrição e até mesmo dificuldades e complicações antes e durante o parto.
Esses tipos de lesões podem causar dificuldades de leitura, fala e escrita, assim como dificuldades motoras. Também pode causar um comportamento impulsivo e apresentar uma predisposição para se frustrar, além de poder gerar transtornos convulsivo e paralisia cerebral entre outros.
Nem todas as dificuldades de aprendizagem estão ligadas as lesões cerebrais, mas essas dificuldades podem ser minimizadas com o diagnóstico, atenção e tratamentos como fonoaudiologia e terapia física.
Erros no desenvolvimento cerebral
Os erros no desenvolvimento cerebral acontecem quando o processo de ativação neural é perturbado, ou seja, quando as conexões do córtex cerebral não conseguem ser estabelecidas. O cérebro é capaz de criar outras conexões para o processamento das informações, mas muitas vezes essas conexões não são muito eficientes, então os alunos acabem por demorar mais para entender e completar tarefas.
Por outro lado, esses alunos acabam por desenvolver diversas qualidades artísticas e criativas.
Desequilíbrios neuroquímicos
Os neurotransmissores fazem a comunicação entre as células cerebrais. Qualquer alteração química pode fazer com que essa comunicação falhe, o que pode contribuir para dificuldades de aprendizagem, nomeadamente transtorno de deficit de atenção/hiperatividade e hipoatividade.
Os estudantes com TDAH possuem dificuldades de relacionamento, portanto deve se envolver e ensinar a relacionarem se socialmente.