Dificuldades de aprendizagem
A estratégia do grupo de palavras é uma das técnicas para trabalhar a memória. Isto, porque, por norma, alunos com dislexia apresentam problemas a nível da memória. Assim, torna-se importante trabalhar esta área e facultar algumas estratégias para colmatar as falhas.
Esta estratégia consiste em agrupar palavras de acordo coma sua categoria, por exemplo, juntar palavras que pertençam à mesma família como os animais: cão, pato, rato, gato, pássaro.
Pode fazer duas ou três listas a partir de um grande conjunto de palavras: ombro, asfalto, palma da mão, elefante, auto-estrada, kanguru, olho, tigre, cobra, braço.
Grupo 1: Palma da mão/olho/braço/ombro
Grupo 2: auto-estrada/asfalto
Grupo 3: cobra/elefante/tigre
Estratégia da História
A Estratégia da História é umas técnicas para exercitar a memória, problema que, por norma, os alunos com dislexia apresentam. Assim, torna-se importante trabalhar esta área e facultar algumas estratégias para colmatar as falhas.
A Estratégia da História consiste em escrever uma história real ou tola que incorpore todas as palavras que precisa recordar.
Exemplo de uma história tola com o propósito de recordar uma lista de palavras (mula, cão, tigre, gato, rato e cobra):
O Agricultor australiano já tinha visto uma mula, um rato e obra nas vizinhanças. Em casa ele tinha um cão e um gato, mas para ver um tigre tem de ir a um zoo!
Exemplo de uma história real (um poema sobre os dias dos meses do ano):
30 dias tem Setembro
Abril, Junho e Novembro
Todos os outros têm 30
Excepto Fevereiro
Estratégia Metacognitiva
Estratégia da Imagem
A estratégia da Imagem é uma das muitas utilizadas para trabalhar a memória que se revela bastante útil para crianças com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente dislexia.
Esta técnica – estratégia da Imagem, consiste em fazer uma lista de coisas em conjunto ou separadamente.
Por exemplo, colocar uma lista de animais todos com a cor castanha: