DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PROBLEMAS MOTIVACIONAIS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
A partir da visão psicológica, os alunos com dificuldades de aprendizagem tem uma percepção errada sobre sua capacidade de realizar tarefas escolares com sucesso. Os problemas motivacionais podem ser encontrados em alunos muito inteligentes e esses problemas também podem ser precursores de dificuldades de aprendizagem.
Grande parte dos alunos desmotivados não se esforçam intencionalmente e desistem rapidamente diante das dificuldades.
Stipek (1998) identifica cinco tipos de crianças com disfunções motivacionais. As defensivas são caracterizadas pelo uso de estratégias auto prejudicadoras, esses estudantes são motivados a não parecer que são um fracasso. Os desesperançosos caracteriza-se por um sentimento constante de impotência para a aprendizagem denominado síndrome do desamparo adquirido. Os satisfeitos e os inseguros geralmente são muito inteligentes enquanto aqueles satisfazem-se com pouco e não faz mais do que o proposto, estes evitam tarefas desafiantes e que não tenham garantias de sucesso. Os ansiosos entram em pânico em certas disciplinas não conseguem se concentrar nas explicações e distraem-se facilmente.
As estratégias de aprendizagens são conjuntos de procedimentos com o objetivo de facilitar a aprendizagem. Este termo engloba vários tipos de estratégias (cognitivas, metacognitivas, primárias e de apoio). Le Francois (1988) menciona que as estratégias cognitivas são sequências direcionadas de ações que representam mais especificamente o que nós fazemos para aprender e lembrar. As metacognitivas dizem respeito aos procedimentos orientados para o planejamento e controle das atividades cognitivas. As estratégias primárias são destinadas a ajudar o aluno a organizar, elaborar e integrar a