DIFICULDADES DA AREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Criei este debate com o intuito de descobrir quais as dificuldades que os profissionais da área de segurança do trabalho tem encontrado durante sua carreira profissional e como fez para supera-las.
A segurança do trabalho pode ser definida como o conjunto de medidas adotadas com o propósito de prevenção aos acidentes de trabalho, assim como de promoção à saúde e a integridade física dos trabalhadores.
A tempos ouvimos falar sobre segurança no trabalho, porem a empresas que fazem política de segurança do trabalho acreditando estarem fazendo uma caridade, uma obrigação para cumprir legislações.
No entanto, não se pode negar que há muitas empresas, corporações, sociedades e conglomerados industrias que realmente se preocupam com a segurança no meio ambiente de trabalho.
As profissões voltadas para área de segurança do trabalho assim como todas as outras tem suas dificuldades, o engraçado é notar que algumas das dificuldades são geradas pelo próprio profissional ou pela própria empresa.
A Segurança no Trabalho normalmente só prospera na empresa se vir de cima para baixo, e quando não tem o apoio da empresa ele tende não dando certo.
Uma das grandes dificuldades das empresas hoje é encontrar no mercado de trabalho profissionais da área de segurança com uma boa formação.
É claro que ninguém termina o curso técnico ou uma especialização em segurança no trabalho sabendo tudo que é necessário para atuar, na área de segurança do trabalho isto vem de uma má formação acadêmica e podem vir de diversas formas: Dificuldade na elaboração dos documentos de segurança do trabalho: PPRA, PCMSO, CIPA, Mapa de Risco, Check lists e vários outros.
O aprimoramento deve ser contínuo. Mas, deveríamos sim, terminar um curso tendo pelo menos uma noção de como começar a elaboração dos documentos, ou onde procurar as informações necessárias para desenvolver e técnicas de como elaborar um treinamento.
O que você teve de aprender sozinho?
O que