Dificuldade encontra nos espaços escolares
A escola em questão é de médio porte, funciona nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) com os níveis de ensino fundamental e médio; além disso, oferece o programa EJA e o Fluxo de Regularização escolar. A escola atende a uma clientela oriunda da classe baixa da população. Em relação ao espaço físico, nota-se que: apesar de possuir salas de tamanho médio, a ventilação é insuficiente; e as cadeiras além de desconfortáveis estão em péssimo estado de conservação, assim como as portas e paredes. Quanto aos recursos pedagógicos, a escola dispõe de vários equipamentos, como: televisores, videocassetes, copiadoras, computadores, retroprojetores, etc.; embora não se tenha confirmado se estes recursos são usados efetivamente.
3 A OBSERVAÇÃO NA SALA DE AULA
No dia 07 de dezembro de 2007 foi feito o primeiro contato com a escola. A direção mostrou-se bastante receptiva, no entanto, por já ter respondido o formulário para outras duplas, recusou-se em respondê-lo novamente, sugerindo que este fosse copiado da primeira dupla. No dia 10 de dezembro, data marcada para o início da observação, tivemos alguns imprevistos. Isso porque a sala destinada ao estágio estava sob a responsabilidade de uma estagiária, impossibilitando assim a realização da observação. Apesar do ocorrido, a diretora disponibilizou outra sala para a realização da atividade. A observação foi realizada numa sala de 6ª série, na aula de Língua Portuguesa com um total de 37 alunos (total que havia na caderneta).
No primeiro dia, ficamos surpresas com a pequena quantidade de alunos presentes, havia apenas sete alunos e só no final da aula chegaram mais seis. No início, tanto alunos como professora , demonstraram um certo desconforto com a nossa presença, o que pode ser evidenciado na fala de uma aluna: "fica quieto, agente tá sendo vigiado". A aula correspondeu a um exercício de revisão sobre advérbios e os termos essenciais da oração, baseado no