Dificuldade de aprendizagem
• Dificuldade de aprendizagem, por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo o aprendizado tão rápido quanto o de outro, que não é afetado por ela.
TIPOS DE DIFICULDADES: • A expressão é usada para referir condições sócio-biológicas que afetam as capacidades de aprendizado de indivíduos, em termos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas, e abrange transtornos diferentes. No campo da Educação, as mais comuns são a Dislexia, a Disortografia e a Discalculia. • Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. Pessoas disléxicas apresentam dificuldades na associação do som à letra (o princípio do alfabeto); também costumam trocar letras, por exemplo, b com d, ou mesmo escrevê-las na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó. • Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva. Algumas características são: falta de vontade de escrever, dificuldade em perceber sinalizações gráficas, aglutinação ou separação indevida das palavras e etc. • Discalculia é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. Pessoas com discalculia possuem dificuldades frequentes em confundir operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão), problemas em diferenciar esquerdo e direito, falta de senso de direção (norte, sul, leste e oeste) etc.
POSSÍVEIS CAUSAS: • Várias teorias tem sido formuladas para explicar a causa ou as causas das dificuldades de aprendizagem. Elas são concebidas de modo a envolver o cérebro de alguma forma. As causas mais comuns apontadas são: