DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO: discutindo caminhos e práticas docentes
RESUMO
O estudo aborda os resultados de uma pesquisa de campo e bibliográfica, abordando as dificuldades de aprendizagem na alfabetização, por considerar que para incluir as pessoas com necessidades especiais em programas que atendam às suas dificuldades de comportamentos, de aprendizagem e de afetividade em relação ao grupo que está inserido. Os procedimentos metodológicos foram executados através de visitas às salas de aula e questionários para equipe pedagógica, obtendo os resultados contidos nos objetivos. Investigar as dificuldades de aprendizagem enquanto limitadores da aprendizagem, no período da alfabetização, é o objetivo geral da pesquisa e os específicos são (i) descrever a relação da alfabetização com a formação social do sujeito; (ii) conceituar as dificuldades de aprendizagem; (iii) analisar o discurso da equipe pedagógica em relação à aprendizagem de crianças não alfabetizadas no âmbito escolar. Mostrando por fim de que forma os professores podem ajudar as crianças com dificuldades de aprendizagem revendo a sua prática como docentes.
Palavra chave: alfabetização; ensino-aprendizagem; dificuldades; professores; alunos.
1 Introdução
O termo dificuldade de aprendizagem começou a ser usado na década de 60 e até hoje na maioria das vezes é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou crianças desobedientes. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos, emocionais ou neurológicos, que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.
As dificuldades que enfrentamos hoje na alfabetização são agravadas tanto pelo passado (a herança do analfabetismo e das desigualdades), quanto pelo presente (a ampliação do conceito de alfabetização e das expectativas da sociedade em relação a seus resultados). Mas sabemos que os métodos podem excluir o