diferenças e semelhanças entre piaget,vygostky e freinet
Piaget em suas teorias explica o desenvolvimento mental do ser humano,afirmando que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos. Em suas teorias identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança. A aprendizagem é um processo construído internamente e depende de nível de desenvolvimento do sujeito, sendo assim um processo de reorganização cognitiva, onde os conflitos cognitivos e a interação social, assumem papéis importantes para o desenvolvimento da aprendizagem .
Vygotsky introduz a questão da cultura, entendendo que a natureza do desenvolvimento humano é cultural. O autor estabelece a “ lei da genética geral do desenvolvimento cultural”, que surge a partir da colisão entre a “ordem da natureza”-formas primitivas de conduta(funções psicológicas primitivas,naturais)- e a “ordem da cultura”-formas culturais maduras- que, dá origem às funções psicológicas superiores. O autor afirma que o nível de desenvolvimento cognitivo está condicionado pela aprendizagem. Defende uma influência permanente da aprendizagem na maneira como o desenvolvimento cognitivo é produzido.
Freinet procurava estimular a capacidade de criação e expressão, longe das restrições impostas pelas escolas tradicionais. Nasceu da observação da grande separação existente entre o dia-a-dia e a escola, e do interesse demonstrado pelas crianças pelo meio social ser muito maior que pelos textos escolares.
Semelhanças:
Os teóricos tiveram contribuições significativas na área da pedagogia, algumas observações e conclusões são aceitas e estudadas até os dias de hoje,além de não concordarem com a pedagogia tradicional em relação ao processo do conhecimento, dão grande importância às atividades do indivíduo no processo do conhecimento.
Diferenças:
Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. A visão egocêntrica que a criança