Diferenças entre Platao e Aristoteles
No pensamento de Platão o comércio e o crescimento econômico associavam-se com o mal e com a infelicidade dos homens. Para ele, o trabalho era indigno porque retirava do cidadão o tempo que ele precisava para o lazer e a prática das atividades políticas e filosóficas. Eles precisavam ignorar o dinheiro, desvencilhar-se da propriedade de bens e esposa, buscando o que necessitavam na comunidade. Sendo o trabalho necessário para a atividade produtiva, ele precisava ser realizado por escravos. A classe inferior, que trabalhava, podiam possuir bens e trocá-los, bem como acumular riquezas dentro de certos limites para não se tornarem maus trabalhadores.
Criticando o socialismo de Platão, Aristóteles diz que se fosse o socialismo uma melhor forma de regime, já haveria seu predomínio nas sociedades da época. Aristóteles, mais rejeitou a comunidade de bens por considerá-la injusta por que não compensava o indivíduo segundo o seu trabalho. Como os indivíduos não são iguais, eles não deviam ter a mesma participação na posse dos bens. Segundo ele, o indivíduo devia preocupar-se mais com aquilo que lhe pertence e não com a partilha dos bens existentes. A comunidade, ao desestimular a propriedade, produz a pobreza. Considerava que o trabalho agrícola devia ser reservado aos escravos, ficando os cidadãos livres para exercer a atividade política no interior da cidade.
Ao defender a supremacia do Estado e a predominância deste sobre os indivíduos, ele expõe um projeto muito mais realizável que o de Platão, porém, defende os métodos de restrição do crescimento da população para evitar o empobrecimento de todos. Aristóteles tem uma teoria bem mais próxima da realidade do que Platão.