Diferenças entre israel e palestina
ISRAEL:
Área: 20.770 km2
Capital: Tel Aviv (sede diplomática), Jerusalém (sede do governo, reivindicada pelos israelenses, mas não reconhecida internacionalmente)
Crescimento Demográfico anual: 1,7%
Estatuto: República
Língua: hebraico, árabe, ídiche
Moeda: siclo (ISL)
População: 4.820.000
Regime de governo: Parlamentarista
Religião: 85% judaísmo, 13% islamismo
PALESTINA:
Área: Cisjordânia: 5.860 km2, Faixa de Gaza: 356 km2
Capital: Gaza (sede administrativa), Jerusalém Oriental (reivindicada pelos israelenses, mas não reconhecida internacionalmente)
Crescimento Demográfico anual: 1,7%
Estatuto: território autônomo sob ocupação israelense
Língua: árabe
Moeda: siclo (Israel)
População: Cisjordânia: 1.100.000, Faixa de Gaza: 800.000
Religião: 95% islamismo, 5% cristianismo
História de Israel e Palestina:
De 1923 a 1948 quem dominava essa região eram os ingleses, que na tentativa de conciliar árabes e sionistas firmou um tratado de independência futura. Com a guerra na Alemanha os sionistas cooperaram muito com os aliados com o desejo de combater o regime nazista e fortalecer sua posição junto das potências ocidentais. Em contra partida os árabes perderam terreno. Assim, nos primeiros 5 anos de guerra 75.000 judeus emigraram para a região, organizando um exército clandestinos de judeus que em 1942, com o apoio dos judeus dos Estados Unidos conseguiu aprovar o fim do domínio inglês, o reconhecimento de uma comunidade judaica e de um exército. Porém haviam dois obstáculos a serem ultrapassados: expulsar os ingleses que insistiam em não sair da região e decidir quem dominaria depois da retirada inglesa, os árabes ou os judeus, pois eles continuavam lutando pela posse do território. Por isso, em 1947 a ONU aprovou o plano de partilha da região entre árabes (Palestina: Faixa de Gaza e Cisjordânia), judeus (Israel) e de uma zona internacionalizada ao redor de Jerusalém.
Derrotados todos em 1948, os judeus