DIFERENÇAS ENTRE AS NORMAS CONTÁBEIS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS
A evidenciação, no âmbito da contabilidade tem como objetivo mostrar de forma clara e objetiva, com compreensão imediata do usuário das informações contábeis da posição financeira e econômica da empresa.
Nelson (2006, p. 8) afirma que dentro de uma lógica econômica, há exatamente e apenas três coisas objetivas num balanço corretamente elaborado: a data, o saldo de caixa (existência física ou titularidade) e a quantidade de ações em circulação na data desse balanço. Esses três itens não comportam aproximações nem estimativas: são concretos, definidos, definitivos e objetivos. Todos os demais números do balanço comportam estimativas, julgamentos, juízos de valor.
Ainda para Nelson, (2006, p. 9) a contabilidade societária ou financeira é a janela da empresa para o mundo, principalmente (não apenas) para acionistas e credores. É o meio de comunicação por excelência não apenas do desempenho pretérito mas, mais ainda, do que se espera de fluxos de caixa futuros decorrentes do desempenho passado.
Adicionalmente, para Marion (2003, p. 39), as demonstrações