Diferenças culturais
AS Pessoas ao nascerem herdam culturas de sua região, com comportamentos, crenças, língua, expressão. O que enriquece o aprendizado de uma criança e a curiosidade que elas buscam em aprender outras culturas é muito importante mostrar para elas a diferenças de cada povo e sua origem do uma identidade própria de cada um.
Todo ser humano ao ingressar em uma sociedade e fazer parte dela precisa estar apto a mudanças, a diferentes culturas, aprender a conviver com outras pessoas, compartilhando suas vivências e situação Para termos igualdade cultural deve lutar pelos direitos humanos, para criarmos um elo entre os cidadãos e a democracia.
Nossa Sociedade possui uma vasta diversidade no que diz respeito a diferenças culturais, sociais, políticas e econômicas e que nos dias de hoje passam por várias transformações. São brancos, negros, índios, imigrantes, pobres e ricos que se misturam a população e que está sujeito a falta de compreensão da própria sociedade em que vivem. Marginalizados passam pela exclusão, desigualdade de cor, raça e credo. Mostrando que apesar de sermos tão diferentes, temos um mesmo propósito, buscar igualdade entre os mesmos. Que etnias, raças, crenças devem somar ao saber da criança A livre expressão.
É no cotidiano da escola que essas manifestações culturais merecem atenção. O convívio, o diálogo, o saber conhecer um pouco mais sobre o outro, caracterizam uma democracia, o respeito de ir e vir. Hoje tem que saber agir,quando temos conflitos de interesse,pois não somos iguais, pensamos diferentes, e através do ensino que podemos mudar esta situação, apesar de não conseguirmos de um todo, porque temos que contar com os familiares, e muitos já vêm com os problemas de casa.
Algumas ações promovidas por órgãos públicos, ONGs, a própria ONU trazem a tona a grande preocupação em tratar esse assunto como prioridade, tentando amenizar o problema.
Os Sistemas de Cotas raciais beneficia negros e índios destinando vagas em