diferenças culturais
O bom relacionamento entre os componentes das equipes de trabalho é um elemento tão importante quanto à qualificação individual dessas pessoas. Um grupo que desenvolve um espírito de equipe, onde a cooperação e a união estão presentes podem apresentar melhores resultados do que os que atuam isoladamente. Um dos fatores que afetam a cooperação entre as equipes de trabalho e implicam em conflitos estão relacionados as diferenças culturais entre essas pessoas. A diversidade cultural é a mistura de raças, costumes, religiões e classe sociais, idade e vários outros fatores que contribuirá para o desenvolvimento pessoal e da organização mas, para isso acontecer ela precisa ser tratada com cuidado para não prejudicar o desenvolvimento das pessoas em suas funções As diferenças culturais agregam valores a equipes, porém é um dos grandes desafios enfrentados por quem atua na liderança.
O líder deve estar preparado para conhecer a sua equipe e conseguir usar todas essas diferenças em favor do crescimento da empresa, ele precisará possuir habilidades e atitudes para se relacionar de forma eficaz com as pessoas e motivá-las, por meio da raça,gênero, idade, atitudes sociais e estilo e vida para conduzir os negócios em um ambiente diversificado.
1. Tire proveito da diversidade – Seus membros da equipe do projeto não são os iguais – e isso é muito importante. Certifique-se de fazer uma matriz de habilidades e competências no início do projeto para cada membro da equipe. Ao ter as habilidades mapeadas, você pode estar certo de usar as habilidades que os membros de sua equipe já têm .