Diferenças auditoria e perícia
A área de Auditoria Externa, conhecida também como Auditoria Independente, é de fundamental importância para a tomada de decisões de uma empresa, sua principal função é uma análise técnica e imparcial que apresenta uma opinião sobre algo relativo a uma entidade. Todavia é comum a confusão com á área de Pericia Contábil, em razão da semelhança de ambas, em alguns pontos, equivocando-se ao entender que são duas áreas afins.
Diante disto, nada mais peculiar do que o desenvolvimento de uma pesquisa teórica, que identifique e estabeleça suas principais características, técnicas, escopo, bem como, seus respectivos conceitos, diferenciando-as e apresentando de forma clara e precisa suas peculiaridades, compreendendo a importância de ambas para a Contabilidade e seus usuários.
O objetivo deste tema é elucidar em relação à distinção do papel da Auditoria Independente com o da Perícia Contábil, de forma que, seja possível identificar claramente, o momento oportuno em que existirá a necessidade de realizar uma auditoria e/ou uma perícia contábil, visto que cada uma tem uma função e finalidade diferente, afim evidenciar com eficácia e integridade dos seus objetivos.
2. JUSTIFICATIVA
A área contábil hoje está muito ampla, oferecendo ao profissional contábil a opção de atuar em diversas áreas. O conteúdo desta pesquisa aprecia duas áreas extremamente importantes e distintas para o ramo da Contabilidade: Auditoria e Perícia; que diante de suas semelhanças, conveniente a similaridade de seus procedimentos, ambas são confundidas mesmo quando apresentam objetivos e finalidades divergentes.
Muitos ao serem questionados, se confundem ou não sabem responder a simples perguntas como: Qual a diferença entre as áreas de auditoria contábil ou perícia contábil? Os direitos e deveres dos profissionais da área são os mesmos? Quais seriam suas formas de atuação e suas atividades? De inicio, podem afirmar que parecem áreas de atuação idênticas, será que