Diferença entre temperatura e calor
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE FÍSICA:
DIFERENÇA ENTRE TEMPERATURA E CALOR
JUTAÍ
2012
EDELSON NEVES DA GAMA
MATRÍCULA Nº. 1021030678
RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE FÍSICA:
DIFERENÇA ENTRE TEMPERATURA E CALOR
Trabalho solicitado pelos professores titulares Walter Esteves castro e Ana Maria reis, para obtenção de nota parcial na disciplina de Física Fundamental, sob a orientação do professor assistente Paulo Sergio limeira.
JUTAÍ
2012
1. INTRODUÇÃO
Se por muito tempo confundiu-se temperatura e calor e embora estejam de certa forma relacionados, atualmente temos conhecimento deue se tratam de conceitos diferentes. O calor, antigamente chamado de calórico, segundo Cindra (2004, p. 3) era entendido como “uma substância imponderável com a tendência a passar de corpos mais quentes para os mais frios”. Essa idéia perdurou até o início do século XIX, quando o físico inglês James Prescott Joule (1818-1889) mudou o curso da ciência ao mostrar que o calor e o trabalho são duas formas de energia. Da mesma forma, graças às pesquisas de Joule, do físico alemão Rudolf Clausius (1822-1888) e do físico britânico William Thomson Kelvin (1824-1907), descobriu-se que o calor é a energia transferida de um corpo mais quente para outro mais frio em decorrência da diferença de temperatura entre eles.
2. PARTE TEORICA (DESENVOLVIMENTO)
2.1 TEMPERATURA
Sabemos que toda matéria é constituída por diminutas partículas e que, numa determinada substância, átomos diferentes podem agrupar-se formando moléculas. No entanto, estas partículas não estão estáticas, e sim em constante e caótico movimento ao qual denominamos agitação térmica.
A temperatura é, então, uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação das