Diferença entre Publicidade e Propaganda
A publicidade, conforme leciona Valéria Falcão Chaise (2001, pág.08), é uma mensagem de caráter comercial de fins lucrativos com intenção de persuadir, incentivar ou até mesmo induzir consumidores a utilização de serviços ou adquirir determinado produto. Assim, qualquer meio de comunicação direto ou indireto, que tem um patrocinador identificado e utiliza da persuasão para promover certo produto ou serviço, é denominado publicidade.
Em contrapartida, a propaganda é a manifestação de ideais tendentes a modificação e indução de opinião política, ideológica, religiosa e filosófica, sem real intenção de lucro ou meramente informativa. Como observa Sergio Cavalieri Filho (2008, p.114), “propaganda, por sua vez, visa a um fim ideológico, próprio para a propagação de princípios, idéias, teorias, com o objetivo religioso, político e cívico.
Acrescenta ainda, Valéria Falcão Chaise (2001, p.10), “a propaganda visa influenciar ou modificar a opinião a respeito de determinada ideologia; a publicidade, a captar a atenção do público para o consumo de determinados bens ou para a utilização de certos serviços”.
Analisando os conceitos citados, verifica-se que os dois termos se distinguem devido à propaganda não possuir fins lucrativos, ou seja, não comerciais, já a publicidade são comerciais, onde o lucro é sua principal intenção. Entretanto, os vocábulos se assemelham por utilizarem dos mesmos métodos de persuasão do público.
Nas relações de consumo, fica claro o quanto a publicidade impulsiona o mercado e o seu desenvolvimento. Ela cria a curiosidade e desperta à intenção de consumir cada vez mais bens não necessários, desta forma, além de contribuir com a exposição de novos produtos ao mercado, o consumidor torna a