Diferença entre Psicologo e Psiquiatra
Para se tornar um psiquiatra, o médico deve, primeiro, fazer graduação em medicina e depois fazer uma residência em Psiquiatria. Ou seja, para começar exercer sua clínica, deve concluir o curso de Medicina e especializar-se no estudo e tratamento dos transtornos mentais.
Já o psicólogo, primeiro gradua-se como psicólogo (esta formação dura cinco anos). Neste curso, ele irá aprender desde filosofia, biológica, matemática e história, pois compreendemos que, para lidar com o humano, o profissional deve ter uma visão global do homem. Apesar disso, em algumas faculdades o curso de psicologia insere-se na área de humanidades e em outros na área biológica, dependendo do enfoque dado pela instituição.
Depois de formado e, tendo passado por estágios durante a graduação, o profissional poderá atuar em diversas áreas, como em clinicas particulares, escolas, serviços de saúde mental, hospitais, empresas, no setor judiciário, dentre outras.
A Psicologia Clinica, que envolve a compreensão e o cuidado das questões mentais, é uma das varias áreas onde o psicólogo pode atuar. No contexto clinico, o psicólogo busca auxiliar o individuo em seu sofrimento psíquico através de técnicas de psicoterapia. Cada uma destas técnicas é embasada em uma teoria distinta, algo que o aluno vai escolhendo (por identificação) ao longo do curso.
Depois de formado, o profissional, antes de começar a atuar, deve se credenciar junto ao Conselho Regional de Psicologia, órgão que regulamenta a prática e a ética profissional do psicólogo em seus vários campos de atuação.
O mais importante de tudo é que psicólogos e psiquiatras são parceiros e profissionais complementares na intervenção da saúde mental. Enquanto o