Diferença entre meteoro, meteorito e asteróide.
O que é um meteoro?
Você é raio de saudade, meteoro da paixão! ... Nunca fez sentido isso... Mas bem. Para entendermos o que é um meteoro, começaremos explicando o que é um meteoróide. Uma pedra que vague pelo universo, e que não ultrapasse o tamanho de 1 km de diâmetro, é chamada de meteoróide. Algumas vezes estes meteoróides atingem a atmosfera terrestre e se desintegram. No momento em que este corpo entra na atmosfera, damos a ele o nome de meteoro. É basicamente o que chamamos de estrela cadente, aquele rastro luminoso que marca o céu, mas não chega a atingir o solo.
É possível alguém ser atingido por um meteoro?
A não ser que a pessoa esteja voando, é improvável que isso aconteça, já que o meteoro não atinge o solo. O dano que podemos sofrer com a entrada de um meteoro na Terra seria causado por sua explosão, como foi o caso da destruição causada na Rússia, onde a explosão do meteoro na atmosfera danificou algumas estruturas e estilhaçou vidraças. Outro caso parecido, e muito mais devastador, é o Evento de Tunguska, onde um meteoro de aproximadamente 30 metros explodiu antes de atingir o solo.
E o que é um meteorito?
Meteorito faz basicamente tudo o que o meteoro faz, a diferença é que este tipo de material atinge o solo.
Os metais derretidos e pedras fundidas que vemos expostas em feiras de ciências são estrelas cadentes, ou meteoros, que resistiram a viajem através de nossa atmosfera, perdendo um pouco de massa no decorrer do caminho e caíram na Terra.
Então o meteorito pode atingir as pessoas?
Sim. Não só pode atingir como há casos registrados de pessoas que foram atingidas e feridas por meteoritos. Mas, embora existam relatos não comprovados, nenhum caso de queda de meteorito foi registrado como mortal até