Diferença entre Juros Simples e Juros Compostos
Módulo: 2
Atividade: Atividade Individual
Título: Diferença entre Juros Simples e Juros Compostos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 015 / 2014 - Florianópolis
Introdução
Muitas situações cotidianas da maioria das pessoas envolvem o conceito de juros. Saber lidar com certas situações que envolvem juros é uma necessidade para todas as pessoas.
O objetivo mais geral da administração financeira é maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes. As boas decisões financeiras aumentam o a lucratividade dos proprietários.
Com o mercado competitivo atual é de extrema importância o conhecimento de calculo de Juro Simples e Juro composto. Saber como e quando utilizar a favor de maior lucro ou menor perda para a organização é um dos papeis de um líder na hora de tomar decisões.
Justificativa
Esta atividade busca demonstrar a importância do conhecimento dos conceitos de Juros simples e Juros compostos, como aplicar os cálculos destes no nosso dia-a-dia e quando utilizamos cada um.
Primeiro iremos analisar o conceito de Juros Simples, sua formula e como aplicá-la, através de exemplos práticos deste sistema.
O segundo regime abordado será o de Juros Compostos veremos seu conceito, sua formula, como e quando utilizamos este regime no nosso cotidiano.
Após definirmos os conceitos e exemplificar cada um destes modos, iremos diferenciar um do outro, passando então para a conclusão deste trabalho.
Desenvolvimento
Juro é uma aplicação financeira, ou seja, uma quantia que se obtém por um devedor pela utilização de dinheiro de um credor em certo período de tempo.
A taxa de juros pode ser expressa em termos percentuais ou unitário.
Para calcular a variação de um juro temos a formula:
J = VF – VP
Aonde:
J = Variação de Juros
VF = Montante ou Valor Futuro
VP = Capital ou Valor Presente
Juro Simples é calculado a partir do valor presente, mantendo uma taxa constante a cada