DIFERENÇA ENTRE INGLES BRITANICO DO AMERICANO
O inglês americano é mais moderno e bem menos formal que o britânico, a pronúncia das palavras e a sonoridade também são bem diferentes. Em geral estamos mais familiarizados a ele graças aos filmes e músicas norte americanos. O inglês é uma língua extremamente viva e que muda a toda instante, todos os anos centenas de gírias e expressões são acrescentados aos dicionários. Vale lembrar que o sotaque varia dentro do próprio país, assim como no Brasil, encontramos variações mais cosmopolitas e outras mais caipiras e carregadas.
E quando o assunto é o inglês tradicional somos remetidos, imediatamente, ao clássico inglês britânico, com seu encantador sotaque pomposo. Mais polido e com menos gírias que o inglês dos EUA, o inglês britânico se diferencia na pronuncia e na escrita de algumas palavras, daria para fazer um paralelo com o português do Brasil e de Portugal, onde apesar da língua ser a mesma, encontramos inúmeras diferenças.
No próprio idioma inglês, algumas palavras são usadas apenas em um dos países, para designar a mesma coisa. Seguem alguns exemplos:
Brasil Inglaterra Estados Unidos
Calçada Pavement Sidewalk
Elevador Lift Elevator
Apartamento Flat Apartment
Rapaz Fellow Guy
Fila Queue Line
Celular Mobile Cell Phone
Essas diferenças também são percebidas no sotaque. Enquanto nos Estados Unidos o inglês tem sons mais abertos, os “R” são puxados e os “T” soam como “R” (como em better, por exemplo, que é pronunciado como “berer”). Já no inglês britânico, o “T” é pronunciado como “T”, porém os finais de palavras em “ER” soam como “A”. Dessa forma, o better é falado quase como “bétta”.
Agora é hora de decidir se você quer estudar em Oxford ou em Harvard, visitar a London Bridgeou a Golden Gate, ouvir The Beattles ou The Doors.
História:
A história dos Estados Unidos da América, hoje conhecida por nós, inicia-se a partir do século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do