Diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho
A luta da mulher na busca de um espaço no mercado de trabalho foi marcada por uma série de acontecimentos que mudaram as concepções da sociedade e derrubaram alguns preconceitos. O pensamento machista e a própria cultura que predominavam na Idade Média, impediram que as mulheres mostrassem seu valor e habilidades, despertando em algumas a vontade de ir além, buscar seus direitos e poder ajudar no sustento da casa. E foram estas mulheres que se uniram com as demais e saíram à luta.
A inserção da mulher no mundo do trabalho vem sendo acompanhada, ao longo dos anos, por elevado grau de discriminação, não só no que tange à qualidade das ocupações que têm sido criadas tanto no setor formal como no informal do mercado de trabalho, mas principalmente no que se refere à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
No decorrer do tempo várias mudanças tem ocorrido nas cadeias produtivas e na geração de empregos, onde percebe que a mulher ampliou consideravelmente suas conquistas no campo da igualdade e dos direitos, suas lutas e vitórias e as relações de desigualdade entre homem e mulher.
A origem e evolução da mulher no mercado de trabalho se iniciaram com a primeira e segunda guerras mundiais em que as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho. Mas a guerra acabou e com ela a vida de muitos homens que lutaram pelo país. Alguns dos que sobreviveram ao conflito foram mutilados e impossibilitados de voltar ao trabalho. Foi nesse momento que as mulheres sentiram-se na obrigação de deixar a casa e os filhos para levar adiante os projetos e o trabalho que eram realizados pelos seus maridos. (PROBST, 2003, p. 2)
No século XIX, com a consolidação do sistema capitalista, inúmeras
1
mudançasocorreram na produção e na organização do trabalho feminino. Com o desenvolvimento tecnológico e o intenso crescimento da maquinaria, boa parte da mão- de- obra feminina foi transferida para as fábricas. As mulheres