Diferença entre contabilidade gerencial e financeira
Contabilidade tem por finalidade estudar o patrimônio das entidades constituídas de bens direitos e obrigações, consideradas juntamente com a pessoa natural ou jurídica. E praticando as funções de orientação, interpretação e controle relativos aos atos e feitos de natureza econômica.
A contabilidade e a ciência que possui ramificações, cada uma delas estudando um enfoque específico sobre o patrimônio da entidade, dentro vários destacamos a contabilidade gerencial que é conhecida por seu tratamento às informações contábeis enfocando planejamento, controle e tomada de decisão desenvolvida para auxiliar os usuários internos (gestores, sócios e administradores) dentro de uma empresa.
Contabilidade Gerencial A contabilidade gerencial conforme Pizzolato (2008, p194-195), “esta voltada para: informação contábil que pode ser útil à administração. Trata-se de qualquer conjunto de informações com origem contábil para circulação interna, na forma adequada para assessorar gerentes no processo decisório. O foco da Contabilidade Gerencial e sobre segmentos específicos da organização, como departamentos, produtos e atividades, funções etc. Esses eventuais objetivos exigem o rateio de custos totais sobre tais segmentos da empresa,, problema irrelevante na Contabilidade Financeira”.
O processo da contabilidade gerencial devera ser obtido através do processamento da coleta de dados e informações que serão armazenadas e processadas no sistema de informações da empresa, permitindo que consigam identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar com a integração das informações obtidas nos vários departamentos, a contabilidade gerencial, como ferramenta, proporciona aos seus administradores informações que permitem avaliar o desempenho das atividades, de projetos e de produtos da empresa, bem como a sua situação econômico-financeira através da apresentação de