Diferença entre Conhecimento ordinário e científico
Quer dizer, que o conhecimento ordinário é, pois uma interpretação da realidade construída de modo espontâneo, instintivo e que as pessoas adquirem na vida cotidiana, ao acaso, baseado apenas na experiência vivida ou transmitida por alguém e que resulta de repetidas experiências casuais de erro e acerto, sem observação metódica ou verificação sistemática. Além disso, este tipo de conhecimento é uma figuração representativa da totalidade do real presente e ausente e uma das características fundamentais do conhecimento ordinário, é que é mais inconsciente que consciente, é mais vivido do que conhecido. É tão colado à vida que é um viver sem conhecer. Ex: A planta necessita de água para crescer.
Já o conhecimento científico é o que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas. O conhecimento científico é uma aquisição intencional, consciente e sistemática. Transcende os fatos e os fenômenos em si mesmos, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem. Necessita de uma TEORIA para tornar-se legítimo, de HIPÓTESES para serem testadas e de um MÉTODO para conduzir a INVESTIGAÇÃO. Ex: Reações fisiológicas entre a planta e água.
Podemos assim dizer, que o conhecimento científico, transcende os fatos: põe de lado os fatos já existentes, e produz fatos novos e explica-os, porém o conhecimento ordinário, parte dos fatos e atém-se a eles, ou seja, limita-se ao fato isolado, sem buscar explicá-lo.