Diferença entre as revoluções americana e francesa
A Revolução Americana (1775-1783) e a Francesa (1789-1799) tiveram muitas similaridades. Ambas foram motivadas pelo desejo de criar uma constituição que proclamasse direitos humanos inalienáveis e começaram devido a impostos injustos. Números comparáveis de pessoas morreram nas duas revoluções: 25000 americanos, 19740 ingleses e 7554 alemães durante a Revolução Americana e até 40000 durante a Francesa. Apesar disso, também existem muitas diferenças.
Identificação e independência
A França era uma nação bem estabelecida muito antes da revolução. Não enfrentava nenhum perigo externo importante no final dos anos 1780. Já a revolução Americana foi uma luta pela independência de outra nação e pela criação de uma identidade. Na França, o motivo essencial da revolução foi a transformação da estratificação da sociedade pois o "terceiro estado" via o clero e os nobres como parasitas sociais.
Atitudes em relação à monarquia
Os americanos não eram antimonarquistas inicialmente. Eles consideravam que seus direitos como colônia inglesa estavam sendo desrespeitados e suas principais queixas eram contra o parlamento inglês. Na França, a revolução foi praticamente contra o monarca e seus poderes. Revolucionários viam o monarca como um traidor e agiam de forma agressiva contra a família real. Isso os levou a acusar o monarca de conspirar contra o povo francês, o que levou à execução da família real.
Estratificação social
Igualdade social não era a preocupação principal da revolução Americana. A escravidão foi abolida mas isso não influenciou drasticamente a estratificação social da sociedade americana. Na França, a estrutura social era formada por três classes tradicionais: clero, nobreza e os demais. A revolução transformou todos eles. O fim dos privilégios baseados na origem social era o principal objetivo da revolução Francesa.
Revolução e religião
Os patriotas americanos não