Diferença do fermento químico e do fermento biológico
1) artificiais (teológica, ecológica)
Ex.: plantas daninhas, animais de corte, decompositores, predadores.
2) natural: respeitam as relações filogenéticas e a origem evolutiva.
Ex.: Insecta, Primatas, Aves. É uma classificação filogenética: os grupos naturais ou monofiléticos que tem um ancestral comum.
O histórico da sistemática começa com Aristóteles 340 a.C. que inventou a história natural e afirmou que existe uma gradação completa na natureza; foi ele quem percebeu que existem organismos mais simples e outros mais complexos. Dizendo que o estágio mais baixo é o inorgânico e que o orgânico “surgiria” do inorgânico por metamorfose direta. Aristóteles não conseguiu avaliar a importância dos fósseis. Ele fez uma classificação tipológica e uma divisão lógica dos organismos. Aristóteles concebia o mundo orgânico como constituído de três estágios.
1) vegetais
2) vegetais-animais, um grupo de transição (para ele era as anêmonas e esponjas = Cnidária)
3) Animais
E dentro dos animais classificava ainda os de sangue frio: répteis, anfíbios e peixes, e sangue quente: aves e mamíferos; e ainda dentro dos animais os irracionais: aves e mamíferos e os racionais: o homem. Na época achava-se que os restos dos animais vinham de geração espontânea. Até o século XIX acreditava-se que os organismos, frutos da criação divina, não se modificavam ao