Diferença de grupo e equipe
Qualquer agrupamento de pessoas num ponto de ônibus pode ser chamado de um grupo de pessoas, mas não pode ser chamado de uma equipe. Elas até guardam uma característica de equipe – têm um propósito comum que é se locomover para um destino coberto pelo trajeto do ônibus, ainda que possam descer em pontos diferentes. A melhor definição de equipe é a de um grupo pequeno de pessoas (até umas 12 pessoas), com um objetivo comum, com metas específicas de desempenho, que têm habilidades complementares e uma abordagem concordada sobre como atingirão aquele objetivo.
Finalmente, numa equipe verdadeira, seus membros se sentem mutuamente responsáveis pelo desempenho da equipe. As pessoas se sentem interdependentes, isto é, elas têm consciência de que todos seus membros são igualmente importantes e que atingirão ou fracassarão juntos. Tome como base um time de futebol. Quantas vezes já não criticamos nossa seleção nacional por ter os melhores talentos individuais e, ao mesmo tempo, não atuarem como um time e fracassarem?
Quando as pessoas que fazem parte de um grupo tentam se sobressair como indivíduos, elas estão formando uma pseudo-equipe, ou um “time de araque”. Elas não estão jogando pelo resultado do time e sim de seus interesses e vaidades pessoais. Um líder, como o Técnico da Seleção, pode ajudar nesse processo, como se elogia o Bernardinho e o Felipão, mas não conseguirão nenhuma mágica se os membros do time não atenderem aos requisitos de uma equipe de verdade.
A evolução do homem, enquanto ser socialmente organizado, sempre foi profundamente dependente da comunicação, desde os tempos mais remotos, podendo-se, pois, considerá-la um notório instrumento de desenvolvimento político, sócio-econômico, técnicocientífico e cultural. No dia-a-dia, o ser humano utiliza, em grande escala, a verbalização; que é influenciada, sobretudo, pelo tom de voz aplicado na conversação. Entretanto, a comunicação não se